Boas práticas de governança 

geram credibilidade

Muito se fala em governança corporativa, um conceito cada vez mais fundamental para que as empresas construam relacionamentos transparentes com seus públicos, dentro de um ambiente de confiança e credibilidade. Mas você sabe exatamente o que significa esse conceito? 

De um modo geral, a governança deriva de “governar” que é administrar, dirigir, monitorar, orientar...dentre tantas definições. No dicionário Aurélio, “governança” envolve os relacionamentos com acionistas, conselho de administração, conselho fiscal, diretoria, auditoria independente no processo de gestão de uma empresa.

Segundo definição do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a maior referência sobre o assunto no Brasil, “Governança Corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.”

O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, uma referência para as organizações administrarem seus negócios dentro do conceito de governança, foi lançado em 1999 pelo IBGC. Desde então o documento passa por revisões e atualizações, seguindo as tendências em governança corporativa. A sexta edição, lançada recentemente, traz recomendações abrangentes para todo tipo de empresa atuante no país. O código estabelece que, além de atuar em conformidade com as leis e os regulamentos, as organizações devem seguir os cinco princípios de governança: integridade, transparência, equidade, responsabilidade (accountability) e sustentabilidade.

A governança robusta da Inovar

Aqui na Inovar contamos com uma estrutura robusta de governança. Auxiliada por órgãos estatutários, nós adotamos práticas e manuais em conformidade com as normas vigentes e que garantam a melhor estrutura e segurança para nossos participantes.

  

Integridade – diz respeito à cultura ética e à coerência entre o discurso que as organizações adotam e as ações que praticam no dia a dia.  

Na Inovar, a ética é um de nossos valores inegociáveis. A conduta ética, em qualquer âmbito de atuação, colocando em prática o que os nossos normativos dispõem em todas as relações da nossa organização com seus stakeholders (termo em inglês para grupos de pessoas que podem influenciar ou serem influenciados pelas ações, decisões, políticas, práticas ou objetivos de uma empresa).

Transparência - Para criar um ambiente de confiança, a transparência nos lembra que é essencial deixar todos bem-informados.     

Divulgamos com clareza e transparência nossas principais ações e resultados. Prova disso é que todas as informações estão disponibilizadas para consulta na nossa página institucional. Nela, os participantes encontram conteúdos precisos e seguros, que abrangem desde as características dos nossos produtos até mesmo o detalhe das nossas aplicações atualizadas com rapidez.

  
Equidade - O tratamento justo a todos é o que prevê o princípio da equidade.

Todos os nossos stakeholders são tratados de forma igualitária, sem distinção. Entender a demanda específica de cada um para entregar a solução em previdência privada que melhor lhe atenda.

  
Responsabilização (accountability) - A responsabilização pressupõe que os agentes de governança sejam diligentes no desempenho de suas funções e prestem contas de maneira clara da sua própria atuação.  

Somos incansáveis na observância de nossos critérios de atuação e colocamos em prática, na nossa governança, aquilo que está definido nos nossos normativos internos.

  
  
Sustentabilidade - As organizações devem compreender que sua atuação possui interdependência com os ecossistemas social, econômico e ambiental.

As práticas de ESG estão incorporadas no dia a dia da Inovar: desde a seleção dos investimentos até a atuação de nossos colaboradores seguem as melhores práticas de aspecto social, ambiental e de governança.

Agentes da governança Inovar

A estrutura de governança da Inovar segue as recomendações dos órgãos reguladores e adota as melhores práticas de transparência do mercado:

Conselho Deliberativo: responsável pelo controle, deliberação e orientação administrativa da Entidade; 

Conselho Fiscal: responsável pela fiscalização da Entidade, cabendo-lhe, principalmente, zelar pela gestão econômico-financeira da Inovar Previdência;

Diretoria Executiva: além da prática de todos os atos normais da administração, no limite de sua competência a Diretoria Executiva cumpre e faz executar as diretrizes fundamentais e as normas gerais baixadas pelo Conselho Deliberativo e pelo órgão regulador;

Comitê de investimentos: órgão de natureza consultiva que tem por finalidade assessorar a diretoria executiva e o Conselho Deliberativo na aplicação do patrimônio administrado pela Inovar Previdência.

Organograma

Mais informações sobre governança na Inovar, acesse aqui

Previc regula os planos de previdência complementar

Vinculada ao Ministério da Previdência Social, a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) foi criada em 2009 pela  Lei 12.154/2009. Trata-se de uma autarquia responsável por fiscalizar, supervisionar as atividades e executar as políticas para o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), ou seja, os fundos de pensão, como é o caso da Inovar.

Sua função é preservar e defender os direitos das pessoas que confiam seus recursos às Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Dentre as suas obrigações perante a Previc, a Inovar Previdência tem de enviar seus balancetes mensais e o balanço anual, além de comunicar suas atividades regulares. Tudo para garantir a sua segurança como cliente/participante.

Fale conosco
[email protected]  
Telefone e WhatsApp: (11) 4210-2420  
Canal de Ouvidoria  
Built with