Tire suas dúvidas sobre…

1. O que é portabilidade?

Portabilidade é a opção de transferir um serviço contratado de uma instituição para outra. O exemplo mais comum é a migração ou transferência do número de celular de uma companhia para outra, ou de sua conta-salário de um banco para outro banco. A mesma situação se aplica ao plano de previdência complementar: você pode migrar para outro plano de qualquer instituição, sem ter de pagar nada para isso.

E aqui há uma particularidade: a migração de seu saldo pode ser parcial ou total. No caso de portabilidade parcial, não há limite de valor para fazer a transferência. O saldo que fica na Inovar pode virar renda mensal aos 55 anos, que é o momento em que você se tornar elegível conforme as regras do nosso plano de previdência.

Na portabilidade, você é livre para transferir para outra previdência privada fechada ou aberta.

Pense nisto:

Ao optar por sair da Inovar e portar seu saldo para outro banco você vai deparar com algumas desvantagens:

Rentabilidade: na grande maioria das vezes é inferior aos resultados da Inovar;  

Diversificação: a maioria dos fundos não diversificam suas carteiras como os planos da Inovar Previdência; isso pode gerar maior risco de perda do patrimônio e não diminui impactos negativos em momentos de crise.  

Custo: a taxa de administração cobrada por bancos e seguradoras chega a 3,00% a.a., mais taxa de carregamento cobrada sobre novos aportes, podendo chegar a 10%. Nos planos da Inovar Previdência, a taxa de administração é de 0,50% a.a. e não cobramos taxa de carregamento.  

Representatividade: a lei que rege a Inovar Previdência garante ao cliente/participante eleger seus representantes nos órgãos de governança como os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Em um banco ou seguradora o cliente fica sujeito às determinações dessas instituições, sem sequer ter acesso às pessoas que decidem sobre a aplicação dos investimentos.  

2. O que é resgate?

Resgate é uma expressão comum usada para tirar (resgatar) o dinheiro de determinado investimento, como o de um plano de previdência. Com a desvinculação das empresas do Grupo Abril, a legislação permite que você faça o resgate integral de seu saldo, pagando o imposto de renda correspondente. 

Vale a pena resgatar? Somente se houver uma emergência na sua vida que não possa ser resolvida com outra fonte de recursos. O resgate antecipado traz desvantagens (penalizações) sobre planos de previdência, criados para que você possa ter uma fonte de renda adicional quando tiver sua capacidade de trabalho reduzida.

Se optar por antecipar o resgate, haverá uma redução do patrimônio acumulado e um fator penalizante: o pagamento de imposto de renda que, em alguns casos, pode chegar a 35% sobre o valor total. 

Entretanto… se você deixar seu saldo na Inovar, ele vai rendendo mês a mês e, quando for retirar mais à frente, na forma de renda, você pode pagar menos imposto, se estiver na tributação regressiva e, mesmo se estiver na tributação progressiva, pode ir pagando aos poucos o Imposto de Renda, à medida que vai recebendo uma renda mensal contínua, diluindo o impacto da tributação ao longo do tempo.

Eis o porquê: os  planos de previdência da Inovar se destacam entre os que apresentam os maiores retornos e menores riscos do mercado no longo prazo, proporcionando retornos relevantes (54,60% versus 43,82% da média dos PGBLs e de 41,08% do CDI nos últimos 5 anos – base julho de 2023) com um nível de risco entre os 25% menores do mercado.

Mas e se eu precisar de apenas uma parte dos meus recursos neste momento? Você poderá resgatar uma parte dos seus recursos, e o saldo que ficar na Inovar permanecerá investido e continuará a acumular rentabilidade, podendo virar renda mensal a partir dos 55 anos, que é o momento em que você se torna elegível conforme as regras do nosso plano de previdência.

3. Como funciona a sucessão na Inovar:

Em caso de falecimento de um participante, a Inovar garante a continuidade do recebimento de renda mensal contínua aos herdeiros ou beneficiários indicados ou a possibilidade de resgate total do recurso, com a vantagem de cada beneficiário escolher o formato mais conveniente: renda ou recebimento de todo o recurso.  

É uma vantagem sobre muitos bancos e seguradoras, onde a reserva acumulada, dependendo do tipo de renda escolhida, pode ficar toda para a instituição.

Por isso, recomendamos que, em caso de portabilidade, verifique no detalhe a regra de sucessão do fundo onde seu dinheiro será investido.

Em caso de dúvida,

não hesite em falar conosco:

Atendimento online:

às terças-feiras — 11h às 12h

link: atendimento online

  

Atendimento presencial:

às quintas-feiras — 14h às 17h

agendar previamente pelo e-mail: [email protected]

Continua com dúvidas?

Contatos
[email protected]  
Telefone e WhatsApp: (11) 4210-2420  
Canal de Ouvidoria  
Built with